Quando incluímos Mendoza no roteiro de viagem em 2010, mal sabíamos como seria. Uma viagem de carro muito distante, cansativa e incrível, partindo da capital Buenos Aires. Foram mais 2.200 km, 3 cidades, 4 dias e muito vinho.
Na época ainda não existia Google Maps no celular ou Waze, então nos munimos de mapas e caímos na estrada.
Seguimos pela Ruta Nacional 7 – que atravessa o país de leste a oeste, desde a capital até o limite do Chile com 1.224km. Boa parte é plano e com uma reta imensa, o que torna a viagem cansativa e ao mesmo tempo incomum.

A primeira parada foi em Luján, para conhecer o Zôo de Luján – Acceso Oeste Km 58, 6700 Luján, Buenos Aires, Argentina. O que não faríamos novamente, pela forma que tratam os animais e operam o Zôo. Aparentemente eles são dopados para ficarem dóceis e permitirem fotos com os turistas.

A segunda foi 550km a frente em Laboulaye para pernoitar, onde nos deparamos com uma cidade minúscula, acolhedora e festiva. Chegamos domingo a tarde, quando fecharam a rua principal e mais a noite aconteceu um festival com música, comida e bebida. Dava a impressão que a cidade inteira estava lá. Foi ótimo para relaxar.

Laboulaye foi como voltar no tempo, com todos se divertindo e famílias inteiras até tarde da noite nas ruas com uma única vontade: aproveitar a vida. Laboulaye – Córdova, Argentina
Após uma boa noite de sono e já recuperados, seguimos viagem na manhã seguinte. Eram os 558km finais com apenas mais uma parada antes de chegarmos em Mendoza. Fizemos uma rápida parada em San Luis para esticar o corpo e abastecer o carro. San Luis estava em nosso plano inicial para pernoitar, mas o cansaço venceu e acabamos optando por Laboulaye, que fica a 5 horas antes.
Após mais 3 horas de viagem, finalmente avistamos a Cordilheira dos Andes ao fundo e a uma grande placa nos saudando com “Bienvenidos a Mendoza“. Após aproximadamente 1300km de viagem chegamos na grande Mendoza.

Tinhamos que encontrar um lugar para ficar – nós não havíamos reservado hotel com antecedência e chegamos na ante-véspera de ano novo. Fomos então em busca do Centro de Informações Turísticas / City Tour – Garibaldi 10, 5500 Mendoza, Argentina. Lá conseguimos algumas opções de hotéis e um mapa da cidade.
Visitamos alguns hotéis e apartamentos oferecidos por pessoas que nos abordavam na rua – que não confiamos muito. Optamos pelo Park Vendimia Suites – Chile, 1372 Mendoza, Argentina a duas quadras da Plaza Independencia. Foi uma ótima escolha pela localização e conforto. Tinha até piscina que não tivemos tempo de usar e o estacionamento usamos um que fica na esquina com um bom preço de pernoite.

No dia seguinte começamos a explorar o que a região tem de melhor, suas bodegas. Mas isso ficará para outro post.